Casepafe

O Centro de Assistência Social Evangélico Palavra da Fé – CASEPAFE, surgiu a partir do interesse de um grupo de cristãos de São José dos Campos – SP, liderado pelo pastor José Junior de Mendonça, que desde 1996 vinha realizando um trabalho leigo de “auxilio social” à comunidade da região leste do município.

Com a rápida ampliação do trabalho logo vislumbrou-se a possibilidade de organizar-se no local uma Sede Social, onde profissionais voluntários passaram a prestar serviço à comunidade.

Desta forma, em 04 de maio de 2001 constituiu-se o CASEPAFE, e, em julho de 2002 foram iniciadas as atividades do CECOI-CASEPAFE estabelecendo-se parceria entre o CASEPAFE e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São José dos Campos. Atendendo inicialmente 15 crianças de 0 a 5 anos e 11meses, em pouco tempo o CASEPAFE passou a manter 30 crianças em suas dependências, oferecendo às mesmas educação de qualidade, bem como condições de cuidados com sua alimentação e higiene.

Isto veio a possibilitar que as mães pudessem sair para o trabalho, gerando-se assim renda complementar a ser agregada à renda familiar.

Em outubro de 2004 iniciou-se o funcionamento do PLANTÃO SOCIAL CASEPAFE – LESTE, em março de 2005, o PLANTÃO SOCIAL CASEPAFE – NORTE, e em abril de 2009 o PLANTÃO SOCIAL JARDIM DA GRANJA, a partir de convênios celebrados entre o CASEPAFE e a Secretaria do Desenvolvimento Social de São José dos Campos, desenvolvendo ações de Atendimento Social relativas ao SOSAM-Serviço de Orientação Social e Atendimento Material, Programa de Atendimento em Domicílio de Pessoas com Deficiência e Idosos e Programa Social Alimenta.

Como uma instituição sem fins lucrativos, o CASEPAFE, prosseguiu então na realização de seu trabalho em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social, visando tornar-se referência em Inclusão Social e desenvolvendo para tanto um conjunto integrado de ações no âmbito da Proteção Social Básica e Educação.

Em 2015, em decorrência da reorganização geral de ações socioassistencias desenvolvidas no município, o poder público determinou a extinção de programas e projetos de atendimento social desenvolvidos em parceria com o poder público: SOSAM-Serviço de Orientação Social e Atendimento Material, Programa de Atendimento em Domicílio de Pessoas com Deficiência e Idosos e Programa Social Alimenta.

O CASEPAFE manteve a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para desenvolvimento do projeto educacional CECOI-CASEPAFE e iniciou o Projeto CADASTRO ÚNICO-BOLSA FAMÍLIA em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.